Animais de estimação desfilam no pátio do Colégio São José

This slideshow requires JavaScript.

Uma tarde divertida marcou a semana no Colégio São José, alunos do Ensino Fundamental puderam interagir com seus animais de estimação e conhecer mais sobre eles.

O pátio do Colégio São José foi tomado pelos animais na tarde desta terça-feira (04), tudo por que crianças da educação infantil resolveram homenagear São Francisco de Assis, o protetor dos animais.

Cães de todas as raças, gatos das mais variadas espécies, coelhos, passarinhos, e até uma  iguana estiveram no pátio da Escola. Essa festa toda foi registrada pelo Conexão, o programa de TV do Colégio São José, que você poderá assistir no sábado, dia 15 de outubro, às 14 horas na TV Nativa, afiliada da rede Record.

Biografia

São Francisco de Assis nasceu em família abastada. O pai, Pietro di Bernardone, era comerciante de tecidos. A mãe talvez fosse de origem francesa.

Francisco tentou seguir a carreira do pai, mas foi em vão: acostumado às farras e à boa vida, queria as conquistas da guerra e do amor.

Aos 22 anos, alistou-se no exército de Gaultier de Brienne, que passava pela região recrutando cavaleiros para as Cruzadas. Mas, na localidade de Spoleto, Francisco teve uma revelação, em que Jesus lhe perguntava: “O que é melhor-servir o rei ou servir o servo?”

Francisco retornou para Assis e começou a mudar o rumo de sua vida. Afastou-se dos amigos, buscou a oração e procurou ajudar os pobres e leprosos.

Em outubro de 1205, ouviu outra mensagem enquanto rezava na igrejinha de San Damiano: era um chamado para que restaurasse a “casa” em ruínas. Ele interpretou a mensagem como ordem para reformar a pequena construção e não viu que o sentido maior de “casa” era a própria instituição da Igreja.

O jovem vendeu as mercadorias do pai para comprar material de construção (isso quando simplesmente não as deu aos pobres). Furioso, Pietro o deserdou, acreditando, como toda a população de Assis, na loucura do filho.

Aos 25 anos, com a renúncia definitiva aos bens paternos, Francisco iniciou de fato a vida
religiosa, primeiro como eremita, depois como pregador. (No fim da vida, exibiria no próprio
corpo os estigmas, as chagas da “Crucificação”.) Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se transformaria numa das maiores da cristandade. Com santa Clara, estabeleceu o ramo feminino da mesma ordem. E, para os leigos que desejavam ser fiéis ao espírito de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana, criou a Ordem Terceira.

Pregando a obediência, a pobreza e a castidade, o amor do santo tem sentido universalista. Foi irmão do sol, da água, das estrelas, dos animais. O “Cântico ao Sol”, em que proclama seu amor a tudo o que existe, é uma das mais lindas páginas da poesia cristã.

São Francisco de Assis foi canonizado pelo papa Gregório 9º em 1228. Protetor dos animais foi também consagrado o padroeiro maior da Itália pelo papa Pio 12. Sua festa se celebra a 4 de outubro.

Fonte: UOL Educação

Por Rafaela Valente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s