Aprendendo sobre os animais em extinção

Foto: Henrique Giovanini

Alguns jogos divertidos durante oficina, permitiram que estudantes aprendessem mais sobre os animais de estimação e o meio-ambiente.

A professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Adriana Carvalho realizou uma oficina com jogos sobre meio-ambiente em um simpósio. A partir disso Adriana, que também é mãe de aluno do SJ, ofereceu esta oficina para complementar o conteúdo visto na sala de aula da 3ªC, a turma de seu filho.

A atividade contempla um conteúdo de ciências visto no final do trimestre passado, sobre animais vertebrados e invertebrados.

“A mãe trouxe a idéia da oficina quando viu a atividade no caderno do seu filho, o Tiago.
Achei muito interessante realizar um projeto como este dentro da sala de aula, que acabou sendo sucesso total entre as crianças”, conta a professora da turma, Luciane Echer.

A oficina

A oficina contou com uma palestra da professora da UFPel , onde abordou os temas: como acontece a extinção dos animais, queimadas, a poluição dos rios, ar e solo. Na segunda parte, Adriana mostrou para as crianças os perfis de sete animais que estão em extinção.

Depois disso os alunos dividiram-se em grupos, a mãe do Tiago deu uma dica e as crianças tiveram que procurar os animais espalhados pelo Colégio. Os bichinhos estavam representados por pais, professores e funcionários da Escola que utilizavam uma máscara com a característica do animal.

Assim que os estudantes achassem a pessoa mascarada, deveriam pagar uma “prenda” e receber uma senha para descobrir uma dica sobre um novo animal em extinção. Esta atividade não foi competitiva, já que todos os alunos conheceram os sete animais.

Por Rafaela Valente

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s