Colégio São José e UFPEL realizam projeto sobre Saúde Escolar

O estudo fará uma avaliação nutricional sobre a ocorrência de obesidade na população estudantil.

O Colégio São José fechou uma parceria com Programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que pretende avaliar a saúde escolar de crianças e adolescentes em termos de nutrição, parâmetros bioquímicos e aparência dento-facial dos alunos matriculados no ano de 2012.

O projeto foi pensado em decorrência de estudos realizados no Brasil, que indica que o excesso de peso já atinge pelo menos 20% das crianças e adolescentes em nosso país, acometendo principalmente adolescentes de alta renda. Em 2009, foi realizada a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) onde informou que o excesso de peso foi mais frequente nas capitais das regiões Sul e Sudeste, entre os mais jovens (11 a 13 anos) e que frequentavam escolas particulares.

Será realizado um estudo transversal incluindo todos os estudantes do ensino fundamental e médio na faixa etária de três a 19 anos. Eles serão divididos em três grupos, considerando as particularidades de cada faixa etária e os dados a serem coletados com cada grupo. Serão utilizados questionários auto-aplicados para alunos e pais ou responsáveis, dependendo do grupo em estudo. Variáveis antropométricas serão aferidas em todos os estudantes, através de antropômetro e balança digital.
Outros instrumentos incluem análise bioquímica realizada através da coleta de uma gota de sangue obtida por micro lanceta descartável e imagens dento-faciais obtidas através de um dispositivo de padronização de posição de cabeça e de luminosidade somente com os alunos do ensino médio. As informações coletadas serão armazenadas, através de dupla digitação ou em planilhas eletrônicas no caso dos questionários auto-aplicados através de computador. Análises descritivas serão conduzidas no pacote
estatístico Stata. O material de exame biológico utilizado será estéril, de uso individual e descartável e todas as normas de biossegurança serão rigorosamente seguidas. Os resultados dos exames e dados da pesquisa serão encaminhados aos responsáveis pelos alunos via e-mail.

O professor Jander Luis Fernandes Monks e a Irmã Eliete Dal Molin são os representantes do Colégio São José nesse projeto. Pela UFPel a proposta está sendo elaborada pelos professores Denise Petrucci Gigante, Flávio De Marco, Francisco Del Pino e William Peres, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvem atividades junto a esses docentes.

Assista a matéria que foi ao ar no programa Conexão do Colégio São José na TV Nativa:

Por Henrique Giovanini

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s