Aulas práticas de Ciências são atrações para alunos do Colégio São José

This slideshow requires JavaScript.

Laboratórios educativos da Escola proporcionam um complemento ao aprendizado da sala de aula

A variedade das aulas práticas de ciências oferecidas no Ensino Fundamental do Colégio São José, tem possibilitado diversas formas de aprendizado. As atividades nos Laboratórios de ensino vão desde objetos expostos para observação e estudo à análise aprofundada de materiais orgânicos em microscópio.

A Prof.ª Marisa Pereira é uma das responsáveis pelos Laboratórios educativos da Escola. Ao lado da Irmã Eliete Dal Molin, dá suporte aos professores que tem uma carga horária cheia e muitas vezes não conseguem um tempo para ir ao Laboratório organizar e preparar os materiais para a aula prática. “As aulas práticas são um complemento da sala de aula. Através dessas atividades, o jovem consegue vivenciar as situações que estudam nos livros”, afirma Pereira. “Os alunos aprendem melhor quando enxergam o concreto.
Isso é muito importante”.

Marisa começou a trabalhar no Colégio São José em 1999, lecionando biologia e ciências para alunos do ensino médio e fundamental respectivamente. A professora sempre investiu em aulas práticas para seus alunos e desde o ano passado se dedica exclusivamente aos Laboratórios da Escola.

Em laboratório, Marisa Pereira trabalha com alunos de todas as séries – e com
projetos dos mais diversos conteúdos. Recentemente a educadora, junto com a Ir. Eliete
Dal Molin e prof. Jander Monks, participa ativamente do projeto Saúde Escolar, uma parceria entre Colégio São José e Universidade Federal de Pelotas, que pretende avaliar a saúde escolar de crianças e adolescentes em termos de nutrição, parâmetros bioquímicos e aparência dento-faciais dos alunos matriculados no ano de 2012. “Nos dias de hoje, temos uma facilidade em comer alimentos prontos e industrializados, isso faz com que as crianças
percam a idéia de uma alimentação mais saudável. Uma das nossas funções com este projeto é de informar sobre doenças que antes só ocorriam com pessoas mais idosas e hoje já estão acontecendo com crianças”, revela.

A professora diz ser uma pessoa realizada em trabalhar no Colégio São José. “É uma escola que dá todo o apoio para a realização de projetos e tudo que o professor necessite.
Sempre fui muito respeitada pelas Irmãs e funcionários”, comenta emocionada. “O São José é uma extensão da minha vida particular, esse lugar é uma segunda casa pra mim! Você pode ter mais informações sobre os projetos realizados por Marisa Pereira e a equipe de ciências do Colégio São José no blog.

Por Luciana Zandoná

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s